Guia de perfumes: conheça todos os tipos de perfumaria feito para você que tem dúvidas na hora de decidir qual perfume levar para casa. Então, vem entender tudo sobre a perfumaria!
Quem resiste àquele cheiro delicioso depois do banho quando colocamos o nosso perfume, sentimos o nosso corpo mais leve e agradável! Isso é uma forma de expressar sua característica, personalidade e o jeito de ser, só através do perfume.
Origem do perfume
É bom entender que inicialmente o perfume surgido com a queima de madeira, especialidade e ervas bem semelhantes a um incenso, era utilizado em rituais religiosos. Porém os gregos aperfeiçoaram a técnica não mais para a queima e sim com a remoção de óleos essenciais, até para exportar era fácil.
Com iluminismo a perfumaria ganhou mais destaque pois nesse período as pessoas começaram a querer estar mais cheirosas e na moda. Dessa forma, posso disfarçar o suor e o mau cheiro.
Tipos de perfumes
-
Água de Colônia ou Eau de Colônia
A água da colônia é bem suave e delicada, apresenta baixas concentrações de óleos essenciais em torno de 3%. Por isso, é ideal para você usar durante o dia e tem fixação por volta de 3h na pele.
É bem comum esse tipo de produto destinado a crianças, pode ser sem álcool e com formulação natural.
-
Cabo Respingo
O body splash apresenta essência que varia entre 3 a 5%, já na pele pode chegar a 4h de duração. O legal desse item é que você pode reaplicar sempre que achar necessário.
-
Desodorante Colônia ou Eau de Toilette
É bom entender que o desodorante colônia tem fixação de até 6h e com concentrações que variam de 10% a 15%. Esse é considerado um item versátil, pois você pode usar durante o dia ou à noite.
-
Deo Parfum ou Eau de Parfum
O deo parfum apresenta uma concentração de fragrâncias geralmente entre 15% a 20% de óleos essenciais. Dessa forma esse é um tipo que chega a durar cerca de 10h na pele.
-
Perfume
É importante saber que o perfume é o tipo que apresenta mais alta concentração de fragrância. com proporções que podem chegar até 40%. Assim, resulta em um cheiro mais intenso, marcante e marcante.
Ideal para você que gosta de ser lembrado através do cheiro, em graças especiais também é um grande aliado.
-
Perfume Sólido
É uma nova inovação do mundo da perfumaria, tem ganhado popularidade. É bem semelhante a um bálsamo, feito com ceras naturais e óleos essenciais.
Um ponto bem interessante nesse formato sólido é a facilidade de transporte em bolsas, viagens sem se preocupar com vazamentos ou quebras.
E ainda uma grande vantagem é a cera atua como um agente fixador, mantendo a fragrância por mais tempo.
Famílias Olfativas
Além das diferentes quantidades de concentração das fragrâncias, outro ponto importante na duração dos perfumes são as famílias olfativas.
-
Florais
Fragrâncias que contêm notas florais, como rosas, jasmim, lírios, entre outros. Podemos misturar as famílias olfativas como por exemplo floral com oriental, gera um floral orientais, basta criatividade em termos.
2. Cítricos
Fragrâncias refrescantes com notas de frutas cítricas, como limão, laranja e bergamota. São leves, refrescantes e deixam com um toque de harmonia.
É comum quando conhecemos esse item sentirmos logo a presença sua, então essa família é ocasionalmente como nota de saída.
3. Amadeirados
Perfumes com notas de madeira, como cedro, sândalo e patchouli. É um item que traz elegância, sofisticação para quem está utilizando.
Essas notas são conhecidas como notas de fundo pois duram muito na pele, quando são usadas.
4. Orientais ou Adocicados
Essa é uma família traz na sua composição notas de dulçor como baunilha, caramelo é quase uma sobremesa em forma de perfume.
5. Aquáticos
Perfumes frescos e leves, inspirados no mar e na brisa oceânica.
Notas Olfativas
Desempenham um papel indispensável na composição e na experiência de cada perfume. Existem três tipos de notas olfativas:
-
Notas de Saída ou Topo
As notas de saída são as primeiras sensações olfativas percebidas quando um perfume é aplicado e representam a “primeira impressão” da fragrância.
É bom saber que essas notas são leves, frescas e voláteis, destinadas a atrair e impressionar imediatamente.
Exemplos comuns de notas de saída incluem frutas cítricas, como limão e bergamota, bem como notas verdes e aromáticas.
-
Notas de Coração ou Meio
As notas de coração só surgem após as notas de saída começarem a se dissipar e representar o corpo ou o coração da fragrância.
Então essas notas tendem a ser mais suaves e equilibradas, e são responsáveis por dar à fragrância sua personalidade distintiva e caráter.
Exemplos de notas de coração incluem florais como rosa, jasmim, lavanda, especiarias como canela e noz-moscada, e notas frutadas como maçã e pêssego.
-
Notas de Base ou Fundo
As notas de base são as últimas a se revelarem, depois que as notas de saída e meio se dissipam. Assim, essas notas são as de estrutura que ajudam a fortalecer a fixação na pele.
Notas de base comuns incluem elementos amadeirados, como sândalo e cedro, notas orientais como baunilha e âmbar, além de notas musgosas e balsâmicas.
Assim, a interação entre essas notas configura uma riqueza sensorial de um perfume, pois é uma experiência sensorial única.